Páginas

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Adélio Lima, protagonista do filme de Luiz Gonzaga, na Bienal

“Um cara autêntico”, assim se define Adélio Lima, ator de 40 anos, protagonista do filme “Gonzaga – De Pai Para Filho”, lançado em 2012; que está em Campos, onde participa nesta sexta-feira (23), às 18 horas, ao lado da cantora Elba Ramalho, do cantor Daniel Gonzaga e do compositor Rildo Hora, da mesa de abertura em homenagem a Luiz Gonzaga, no Espaço Café Literário da 7ª Bienal do Livro, que será realizada até o dia 02 de dezembro no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop).

Adélio conta que, conversando com algumas pessoas, um amigo dele chegou a dizer. “Foi Gonzaga que te escolheu”. E ele conclui. “Foi uma coisa divina. Só sendo um Gonzaga. Uma mão de Deus para eu ter conseguido este papel”. O ator conta que passou por dificuldades para chegar onde chegou. Ele que desde os 17 anos já faz teatro em Caruaru, município do estado de Pernambuco, onde nasceu e ainda mora.

O ator participou de vários grupos de teatro, como o “Experimental da Arte”, “Arte em Cena”, “Feira de Teatro Popular” e “Luzes em Cena”, entre outros. Em 2009, ele passou a interpretar o “Bico de Aço”, apelido que Gonzagão ganhou no Exército por ser o maior corneteiro da tropa. Criado por Adélio Lima, o espetáculo “Velho Lua”, era encenado no Museu do Forró Luiz Gonzaga, em Caruaru; e percorreu várias escolas da região.

A expectativa de Adélio Lima agora é que “Gonzaga – De Pai Para Filho” seja escolhido como um dos filmes brasileiros que vão concorrer ao Oscar 2014, já que em 2013 o filme que vai representar o país será “O Palhaço”,de Selton Mello. “O filme é uma coisa linda”, afirma o ator, mesmo ele mesmo se considerando “suspeito para falar”.

Adélio Lima conta que Luiz Gonzaga sempre foi uma inspiração para ele, que se considera espiritualista. “Já fazia o Gonzaga no palco e tive muito contato com a história dele. Curiosamente com o passar dos anos fui me parecendo mais com ele. Coloquei um pouco da voz, inspirado no personagem “Pantaleão”,de Chico Anísio; e em João Cláudio Moreno.

O ator conta que o diretor do filme, Breno Silveira (de “Dois Filhos de Francisco”) pediu que ele engordasse 17 quilos, dos quais já perdeu 15. “Tive de praticar levantamento de colher na boca. Comia e dormia”, brinca Adélio, que faz Luiz Gonzaga na fase mais velha, já com 71 anos. Nascido em 1912, Luiz Gonzaga morreu em 1989.


Postado por: Lara Abreu - 23/11/2012 19:04:00
http://www.campos.rj.gov.br









Obs. Foto Edimar meireles, admirador na Bienal do Livro em Campos dos Goytacazes

Nenhum comentário:

Postar um comentário